CLÍNICA MÉDICA
Programa de Residência Médica
DRA. ANGELA BUENO BECKER
INTRODUÇÃO
O Programa de Residência Médica (PRM) em Clínica Médica (CM) do Hospital Governador Celso Ramos (HGCR) iniciou suas atividades no ano de 1969, com 01 residente e atualmente disponibiliza 10 (dez) vagas no primeiro ano da residência e 10 (dez) vagas para o segundo ano, além de receber os residentes de primeiro ano de Infectologia do HNR e de Neurologia do HGCR.
Este programa está subordinado à Comissão Interna de Residência Médica (CIRM), presidida pelo Dr. Carlos Alberto Silva e constituída pelos Supervisores de todos os programas de residência médica do HGCR, um representante dos Médicos Residentes do HGCR e o Presidente do Centro de Estudos e Coordenador do Corpo Clínico.
OBJETIVOS GERAIS
Desenvolver e aperfeiçoar competências técnico-assistenciais nos setores ambulatorial, enfermaria geral, enfermaria de especialidades, unidades de emergência e de cuidados intensivos, por meio da assistência direta ao paciente, sob supervisão continuada de preceptores, docentes e médicos assistentes. estimular o desenvolvimento de habilidades éticas e humanas essenciais para a formação do médico.
OBJETIVOS INTERMEDIÁRIOS
Desenvolver habilidades na realização de anamnese e exame físico, raciocínio clínico e estratégias terapêuticas, medicamentosas e não medicamentosas para as patologias em questão; desenvolver habilidades de registro de prontuário, passagem de casos em visitas de enfermarias e reuniões de casos clínicos; desenvolver as técnicas para a realização de procedimentos invasivos; auxiliar no desenvolvimento de valores humanos necessários para ter uma postura ética frente às situações exigidas na prática clínica, bem como frente à equipe multidisciplinar de trabalho.
OUVIDORIA DA SAÚDE SUS/SC
A Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina – Ouvidoria SES/SC, é o meio oficial e legítimo para que o cidadão possa levar suas questões ao conhecimento dos gestores e por meio do qual recebe esclarecimentos e informações em saúde.
Somos um instrumento de participação social e gestão, pois atuamos como um canal de comunicação e um elo entre a população e o poder público. Antes de procurar a Ouvidoria, tente resolver a situação no local onde ele ocorreu, seja no posto de saúde, hospital, secretaria municipal de saúde, etc.
Dessa forma, seu atendimento será muito mais ágil. Qualquer pessoa pode acionar a Ouvidoria. Basta fornecer os dados necessários para o cadastro da demanda. Ao ligar para a Ouvidoria, tenha em mãos o seu Cartão Nacional do SUS, CPF, endereço completo, telefone e e-mail, se tiver.