ORTOPEDIA E TRAUMOTOLOGIA R4 EM COLUNA

Programa de Residência Médica

 

DR. MARCIO PAPÁLEO DE SOUZA
INTRODUÇÃO

O Curso de Especialização Pós-Residência Médica (R4/R5), em Cirurgia da Coluna, realizado no Hospital Governador Celso Ramos ( HGCR ) e no Hospital Infantil Joana de Gusmão ( HIJG ), localizado na cidade de Florianópolis/SC, constitui-se de modalidade de Ensino de Pós-Graduação, com duração de 2 (dois) anos e disponibilidade de 01 (uma) vaga credenciada pelo MEC e 01(uma) vaga de fellow( curso de extensão da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina).

OBJETIVOS GERAIS

Reconhecer rapidamente as complicações que ameaçam a vida;

Priorizar adequadamente monitoramentos, investigações e procedimentos

Tomar decisões e estratégias imediatas de controle de síndromes (incluindo aplicação de protocolos, diretrizes e pacotes de cuidados relevantes);

Garantir segurança e qualidade na assistência;

Reconhecer suas limitações pessoais (buscar ajuda, dividir responsabilidades), trabalhar em equipe, liderar, delegar tarefas e supervisionar outros colegas;

Tomar decisões de limitações de tratamento e de minimizar o desconforto do paciente;

Comunicar-se de forma clara, hábil e respeitosa com pacientes, familiares e equipe multidisciplinar;

Gerar respeito, confiança e cuidado compassivo com pacientes e seus familiares

Criar uma mente inquisitiva, capaz de analisar criticamente a literatura publicada.

ESTRUTURA DO PRM EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA

SUPERVISOR DA RESIDÊNCIA MÉDICA Dr. Márcio Papaléo de Souza

Image
MATERIAL PARA DOWNLOAD

 Download do Programa

OUVIDORIA DA SAÚDE SUS/SC

A Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina – Ouvidoria SES/SC, é o meio oficial e legítimo para que o cidadão possa levar suas questões ao conhecimento dos gestores e por meio do qual recebe esclarecimentos e informações em saúde.

Somos um instrumento de participação social e gestão, pois atuamos como um canal de comunicação e um elo entre a população e o poder público. Antes de procurar a Ouvidoria, tente resolver a situação no local onde ele ocorreu, seja no posto de saúde, hospital, secretaria municipal de saúde, etc.

Dessa forma, seu atendimento será muito mais ágil. Qualquer pessoa pode acionar a Ouvidoria. Basta fornecer os dados necessários para o cadastro da demanda. Ao ligar para a Ouvidoria, tenha em mãos o seu Cartão Nacional do SUS, CPF, endereço completo, telefone e e-mail, se tiver.

0800 048 2800