OTORRINOLARINGOLOGIA

Programa de Residência Médica

 

DR. FÁBIO DURU ZANINI

A Medicina Intensiva é uma especialidade que surgiu nos anos 50, quando se iniciaram os conceitos em ressuscitação cardiopulmonar e cerebral. É uma especialidade na qual, aos conhecimentos de Clínica Médica e Clínica Cirúrgica, somam-se os mais recentes conhecimentos médicos para a assistência ao paciente gravemente enfermo, próprios da adição de avanços nas áreas de engenharia biomédica, informatização, farmacologia, ética e humanização.

Em 1980, foi criada a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). Em 1981, a Medicina Intensiva foi reconhecida como especialidade médica pela Associação Médica Brasileira (AMB), e em 1992, pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). A partir de 2002 a formação do Médico Intensivista foi formalizada pelo Conselho Nacional de Residência Médica (CNRM/MEC), com treinamento de 2 anos, exigindo-se como pré-requisitos, formação em Medicina Interna, Cirurgia Geral e Anestesiologia, e desde 2014 Neurologia e Infectologia. Em 2010, a AMIB instituiu o Programa de Formação Orientado por Competência em Medicina Intensiva (ProCoMI), sendo signatária do Competency-Based Training in Intensive Care Medicine in Europe (CoBaTrICE), programa internacional de organizações profissionais e médicos de cuidados de pacientes criticamente enfermos, com objetivo de uniformizar e harmonizar o treinamento em Medicina Intensiva em todo o mundo.

Image
MATERIAL PARA DOWNLOAD

 Download do Programa

OBJETIVOS GERAIS

Reconhecer rapidamente as complicações que ameaçam a vida;

Priorizar adequadamente monitoramentos, investigações e procedimentos

Tomar decisões e estratégias imediatas de controle de síndromes (incluindo aplicação de protocolos, diretrizes e pacotes de cuidados relevantes);

Garantir segurança e qualidade na assistência;

Reconhecer suas limitações pessoais (buscar ajuda, dividir responsabilidades), trabalhar em equipe, liderar, delegar tarefas e supervisionar outros colegas;

Tomar decisões de limitações de tratamento e de minimizar o desconforto do paciente;

Comunicar-se de forma clara, hábil e respeitosa com pacientes, familiares e equipe multidisciplinar;

Gerar respeito, confiança e cuidado compassivo com pacientes e seus familiares

Criar uma mente inquisitiva, capaz de analisar criticamente a literatura publicada.

ESTRUTURA DO PRM EM OTORRINOLARINGOLOGIA

SUPERVISOR DA RESIDÊNCIA MÉDICA Dr. Fábio Zanini

OUVIDORIA DA SAÚDE SUS/SC

A Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina – Ouvidoria SES/SC, é o meio oficial e legítimo para que o cidadão possa levar suas questões ao conhecimento dos gestores e por meio do qual recebe esclarecimentos e informações em saúde.

Somos um instrumento de participação social e gestão, pois atuamos como um canal de comunicação e um elo entre a população e o poder público. Antes de procurar a Ouvidoria, tente resolver a situação no local onde ele ocorreu, seja no posto de saúde, hospital, secretaria municipal de saúde, etc.

Dessa forma, seu atendimento será muito mais ágil. Qualquer pessoa pode acionar a Ouvidoria. Basta fornecer os dados necessários para o cadastro da demanda. Ao ligar para a Ouvidoria, tenha em mãos o seu Cartão Nacional do SUS, CPF, endereço completo, telefone e e-mail, se tiver.

0800 048 2800