EDUCAÇÃO

O HGCR oferece estágios nas modalidades obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso. Lembrando ainda que poderão ser individuais ou em grupo, por ligas acadêmicas, visitas técnicas e também estágios do Programa “Novos Valores”. Considera-se estágio obrigatório aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma pela instituição de ensino que tenha parceria firmada com o HGCR/SES.

No momento, somente os estágios obrigatórios e Programa Novos Valores estão liberados pela SES devido a pandemia do COVID-19 e ainda assim com limitação de alunos por setor, ficando os estágios não obrigatórios e visitas técnicas suspensos por hora. Estágio não obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória.

Os estágios não obrigatórios poderão ser solicitados por alunos dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina e Nutrição em formação comprovada por documento original ou autenticada;

Os estágios não obrigatórios da Medicina poderão ser realizados por graduandos, a partir da 5ª (quinta) fase. A carga horária para a realização do estágio deverá ser no mínimo 60 horas e no máximo 120 horas. Caso o aluno tenha interesse em desenvolver carga horária superior a 120 horas, deverá respeitar o intervalo de 35 (trinta e cinco) dias, reiniciando o processo de solicitação.

Lembramos ainda que o Setor de Educação Permanente abre as inscrições via e-mail para estágios obrigatórios e não obrigatórios em até dois meses antes do semestre desejado. Já as vagas para o Programa Novos Valores são disponibilizadas pela SES conforme necessidade da Unidade Hospitalar.

PROGRAMA NOVOS VALORES

O Programa Novos Valores proporciona aos estudantes do ensino médio, superior, profissionalizante, de educação especial ou de jovens e adultos a colocar seus conhecimentos teóricos em prática e observar como funciona o mundo corporativo com a experiência de estágio no setor público. Pode ser obrigatório e não obrigatório (decreto 781/2012 SC).

Objetivos: Oportunizar aos estagiários o aperfeiçoamento e ampliação dos conhecimentos entre teoria e prática no setor público de SC. Os convênios são firmados entre a Secretaria da Educação e as instituições de ensino, necessitando estar cadastrados no sistema da Secretaria de Estado da Educação ficando os órgãos e entidades dispensados de celebrar convênios.

    • A Gerência de Educação Permanente da SES, respeitando o quantitativo de vagas, publica as vagas abertas pelo site da SES e o Setor de Educação Permanente realiza os trâmites para a contratação.
    • A duração do estágio, na mesma parte concedente, não poderá exceder dois anos, exceto quando se tratar de estagiário com deficiência. Poderá ser concedido mais dois anos de estágio, desde que em outro órgão público estadual, com a exigência de nível de escolaridade diferente.
    • O estagiário será avaliado semestralmente através do preenchimento de avaliação semestral preenchido pelo supervisor de estagio e pelo próprio estagiário. Ao final do período de estagio, o estagiário deverá entregar um “PROJETO DE MELHORIA INSTITUCIONAL”, com o objetivo de aperfeiçoar o campo de Atividades.

Aberta inscrições para estágio do Programa Novos Valores:

EDITAL N° 646 de 11/03/2024 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - SED ESTADO DE SANTA CATARINA 

 

Fluxo para solicitação de estagiário do Programa Novos Valores

  1.  O estudante deve procurar na sua Instituição de Ensino a Secretaria Escolar para efetuar sua inscrição no Programa Novos Valores.
  2. O coordenador do HGCR interessado, solicita ao setor de estágios o formulário (MLR - 37). Através SES/DHCR/SEST ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ou (48) 3664-36-71.
  3. O coordenador do HGCR interessado preenche todos os campos e assina eletronicamente. Para cada modalidade, um formulário.
  4. O coordenador do HGCR interessado, encaminha a solicitação de estagiário pelo SGPE, para SES/DHCR/SEST, utilizando o formulário (MLR - 37). Pedimos atenção quanto ao item perfil da vaga e vagas para portadores de especiais. Lembrem que atuamos em um meio de inclusão.
  5. O Setor de Estágios enviará uma lista (chamada) de candidatos para realização das entrevistas.
  6. O coordenador do HGCR interessado, faz contato com o candidato e marca entrevista.
  7. O coordenador do HGCR interessado, após a seleção, informa ao Setor de Estágios pelo SGPE qual candidato foi selecionado e quais foram os acordos (quais dias, horários, período atuará) e para os não selecionados, qual motivo.
  8. O candidato selecionado deve ser orientado a fazer contato com o Setor Estágios pessoalmente ou pelos meios seguintes, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ou (48) 3664-36-71, para obter devidas orientações dos trâmites seguintes.
  9. Para efetuar a contratação, é necessário o Termo de Compromisso. O qual deve ser assinado pelo estagiário, pela Instituição de Ensino e pelo HGCR (diretor-geral, coordenação do setor de estágios e supervisor de campo de estágio). No caso dos servidores, a assinatura digital deve ser realizada no SGPE.

Observações:

  • Estagiário deve cumprir 20 horas semanais.
  • Para os que têm período integral em alguns dias, poderá fazer até 05 horas para na semana fechar 20 horas. Somente período letivo. Mas, no final do mês, terá que apresentar uma declaração da Instituição de Ensino que as faltas no campo de estágios foram em decorrência da sua presença em atividade na Instituição de Ensino.
  • A cada 6 meses, deverão responder à avaliação (supervisor e estagiário). Serão enviadas orientações por e-mail pelo setor de estágios no tempo oportuno.
  • Todo 1º dia útil de cada mês, o estagiário deve encaminhar ao setor de estágios a folha ponto, anexar atestados e declarações, se tiver, que serão necessárias para justificar faltas. Lembrando que é PROIBIDO compensações de horários. Em caso de dúvidas, procure informações com o setor de estágios.
  • Estagiário e o supervisor não têm autorização para fazer contato com RH do HGCR para solicitar correções de ponto no sistema SIGRH.
  • Todo estagiário deve estar sendo assistido por um supervisor com formação na área do curso.
  • Em períodos de recesso, ponto facultativo, feriados, informe-se com o setor de estágios sobre como proceder com os estagiários.

 “Estaremos recebendo solicitações pelo SGPE a partir de 08/04/2024.Pois, é necessario tempo para que alunos façam suas inscrições nas instituições de ensino”